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Se você passa muito tempo no Instagram, já deve ter reparado em algumas fotos lindas de frutas com grãos e iogurte, organizados em camadas dentro de copos ou bowls, essa refeição chama-se Overnights Oats (em tradução livre significa “aveia de um dia para o outro”), e trata-se de uma refeição preparada na véspera para ser comida no dia seguinte.

É uma ótima opção de café da manhã ou lanche e reúne, em uma única refeição, os nutrientes que precisamos para ter energia para começar bem o dia ou manter o pique. As Overnights Oats podem ter inúmeras combinações de sabores usando a mesma base, e a aveia não é um item obrigatório. Flocos de centeio, amaranto, quinoa, trigo, milho e granola são algumas das opções para a substituição.

Receita base de Overnight Oats

1ª camada: Em um copo (ou bowl) coloque 50ml de leite magro com uma colher de chia (a chia é opcional).
2ª camada: Distribua a fruta picada na primeira camada.
3ª camada: Inclua cereais (aveia, quinoa em flocos, granola ou outro de sua preferência).
4ª camada: Acrescente mais uma camada de fruta.
5ª camada: Inclua o iogurte (prefira o grego por ser mais espesso).
6ª camada: Finalize com mais fruta.
Na hora de consumir, você pode inserir uma colher de mel.

Para não errar

• Use potes de vidro com tampas para melhor conservação. Caso não tenha tampa, feche com filme plástico;
• Prepare sempre na noite anterior. Durante o pernoite na geladeira, os ingredientes amolecem e ganham mais sabor.
• Deixe os potes sempre sob refrigeração. Se for comer no trabalho, assim que chegar ao escritório, guarde na geladeira.

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